E você, qual é o seu estilo?

     Na semana passada, uma situação relativamente simples gerou em minha cabeça algo que eu chamaria de “crise de estilo”. Acho meio óbvio demais dizer que situações simples geram idéias complexas, mas às vezes nos damos conta de que é exatamente assim que as coisas acontecem.
     Ok, vou explicar o que aconteceu: Estando eu  muitos alguns quilos menos magro, fui à procura de uma calça jeans que me coubesse (já que as minhas estão quase todas perdidas), mas não sabia em qual loja procurar. Então me dei conta de nada me agrada muito, que não existe nenhuma loja sobre a qual eu diga “gosto do estilo tal de loja tal”. Eu poderia me utilizar disso de maneira mais prática, já que acabo comprando onde encontro as melhores promoções, mas não é assim que a banda toca para quem sempre está de olho (bons olhos, lógico) no estilo dos outros.
     A primeira vez que isso me ocorreu foi há uns 5 anos, enquanto fazia meu cadastro em uma loja wannabe descoladinha, e o vendedor perguntou: “Qual é o seu estilo?” Eu não soube responder, e ele respondeu por mim: “Alternativo, então”. Já que é assim, tudo bem… Todo esse tempo passou, e eu ainda não consigo responder essa pergunta. E antes eu até me orgulhava por não me enquadrar em nada, mas agora isso às vezes me confunde.
     Parece uma besteirinha, mas é uma besteirinha incômoda, porque enquanto todas as pessoas (ou pelo menos a maioria delas) tem uma marca visual definida (o que acho importante), não consigo definir mentalmente a minha. Demoro um bom tempo pensando o que vou usar (confesso), e se vou para algum lugar usando bermuda + camiseta + tênis na outra semana posso ir ao mesmo lugar usando calça + camisa + sandália, e na posterior posso misturar tudo isso. Também não sei qual de qual loja ou marca gosto mais, o que faz com que procure coisas em vários lugares, sem muito êxito. Meu guarda-roupa parece pertencer a umas 3 pessoas bem diferentes, e nunca me agrada.
     Quando olho, por exemplo, para a Maria e o Vennícius, percebo que eles mantêm o gosto pelas mesmas peças: linhas, tecidos, padronagens… Há um padrão que agrada a cada um, e no caso da Maria já existe até fidelidade em relação a uma ou duas marcas. Sei lá, acho bonitinho, prático, funcional. Longe de qualquer previsibilidade, todas as vezes que vamos sair, imagino como estarão vestidos, e me pergunto qual elemento vai ser o diferencial da vez. E eles sempre conseguem surpreender. Já a Thalita consegue manter toda a finesse e elegância, mas percebo que ela se aproxima um pouco mais de mim, apesar de sermos totalmente opostos: Enquanto não gosto de quase nada, ela gosta da maioria das coisas. Em mim isso também geraria confusão, mas acho que nela não!
     Talvez isso seja também algo que somente cada um pensa sobre si. No fim das contas, acho que todas as demais pessoas possuem uma idéia definida sobre o estilo dos outros. Mas sempre que alguém diz que descobriu algo que é minha cara (ou pior, que vai me dar algo que sabe que eu vou A-DO-RAR) isso gera um medinho básico do que pode vir. Se bem que na maioria das vezes eu não levo susto.
     Então talvez não seja tão difícil assim, né? Se serve de consolo, tanto para mim como para aqueles que podem se sentir como eu, poucas vezes causaremos estranhamento por usarmos algo muito incomum para nossos padrões (já que estes não estão definidos mesmo). E agora chego à conclusão de que toda vez que alguém fizer a inadequada, porém inevitável pergunta “Qual é o seu estilo?”, em vez de gaguejar e ficar pensativo, me esforçarei para responder um “Sabe que não sei?..” ainda cheio de orgulho, e considerarei possibilidades.

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Maria Clara
    jul 18, 2011 @ 10:15:20

    Eu acho que tu tem um estilo mais definido do que pensa.

    Responder

Deixe um comentário

@thalitaviana

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

@venniciuscastro

Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Nós 4 team

rodape
